Perdendo arquivos ao voltar backup para um HD com Windows 10 ou Windows 11? Aprenda a resolver o problema desativando o recurso de inicialização rápida do Windows

 

Você fez backup dos arquivos do cliente. Depois fez aquela bela formatação e instalação do Sistema Operacional Microsoft Windows 10 ou Microsoft Windows 11, com todos os programas e configurações que o cliente necessita. Atualizou tudinho. Tudo pronto, só falta voltar o Backup. Ai você liga o HD do cliente com a nova instalação como secundário (escravo) na sua maquina para voltar o backup e inicia a cópia dos arquivos. Ai depois de alguns minutos (ou horas dependendo do tamanho do backup) você desconecta o HD para colocar de volta na maquina do cliente e quando liga "tcharam"... Cadê o backup que você acabou de copiar de volta?! Ai você achando que fez algo errado na primeira vez liga o computador na sua maquina novamente e manda copiar novamente e após um bom tempo copiando quando liga na maquina do cliente de novo os arquivos sumiram novamente. Da um desespero e até uma dorzinha na barriga pois o prazo está se esgotando e na internet você não encontra solução (não encontrava, pois aqui está ela). Não se desespere, vou dar a solução e a explicação do porque tudo isso.

O Windows 10 e Windows 11 (não sei se outras versões tem isso) tem um recurso chamado "inicialização rápida". A inicialização rápida é um recurso que ajuda o computador a inicializar mais rápido após ser desligado, e o Windows 10 e Windows 11 habilitou a inicialização rápida por padrão. O Windows salva alguns dados do sistema no disco quando o computador é desligado e, quando você inicia o computador novamente, o sistema reinicia o computador por meio dos dados salvos do sistema, em vez de reiniciá-lo, para melhorar o tempo de inicialização do sistema. De uma forma semelhante ao funcionamento da hibernação. De uma forma grosseira de explicar é como se o Windows tirasse uma foto do HD de como ele estava quando desligou, ai quando você ligar o computador, ao invés dele iniciar item por item ele só olha a foto e restaura como estava naquele momento que o computador desligou.

Agora que você sabe o que é a inicialização rápida deve estar se perguntando o que isso afeta na perca do backup do seu cliente?! Como eu expliquei de forma grosseira, o Windows tira uma foto de como o HD estava quando desligou e restaura na inicialização para como estava, isso deixa a inicialização bem mais rápido. Porém, quando tirou essa foto do HD, ela não continha o Backup (arquivos) do cliente. Então o Windows simplesmente apaga esses arquivos para deixar o HD igual quando você desligou que não tinha esses arquivos.

E como resolver esse problema? Basicamente eu encontrei quatro soluções para esses problemas e a quarta e ultima é a melhor na minha opinião:

Uma é voltar o backup do cliente com o Windows do cliente funcionando, conectando os arquivos a serem copiados através de uma Gaveta USB.

A segunda é deixar HD do cliente como primário na sua maquina e iniciar a partir do Windows dele para fazer a cópia dos arquivos

A terceira opção é desativar permanente a "inicialização rápida do Windows" antes de ligar o HD como secundário na sua maquina para fazer a cópia dos arquivos. Porém, desligar permanente, pode deixar a maquina um pouco mais lenta na inicialização, e ficar desligando permanente e depois ligar é um processo com varias etapas, por isso recomendo desativar temporariamente, mas de qualquer forma ensinarei a desativar permanente. Para desligar a inicialização rápida do Windows permanente você deverá digitar e pesquisar [Configurações de energia e suspensão] na barra de pesquisa do Windows e clicar em [Abrir]. Depois clique em [Configurações adicionais de energia]. Em seguida Clique em [Escolha o que o botão liga / desliga faz]. Se a opção de inicialização rápida estiver desativada nas configurações de desligamento, clique em [Alterar as configurações que estão indisponíveis no momento​]. Desmarque [Ativar inicialização rápida], e, em seguida, selecione [Salvar alterações], seu computador desativará o recurso Inicialização Rápida do Windows.

A Quarta e ultima é desativar a inicialização rápida do Windows temporariamente. Para desativar temporariamente você precisa ir no menu iniciar do Windows e mandar "reiniciar" (é reiniciar e não desligar) segurando a tecla shift. Dessa forma o Windows vai reiniciar e parar na tela azul de recuperação de sistema. Na tela azul de recuperação de sistema clique em Desligar e quando o computador desligar você pode remover o HD e ligar em secundário no seu computador e copiar o backup para ele pois dessa forma os arquivos não irão sumir.

É isso ai pessoal, espero ter ajudado e até a próxima.


Postar um comentário

0 Comentários